expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

sexta-feira, 1 de julho de 2016

As belas praias do litoral piauiense

Percorremos os 66 km de extensão do litoral piauiense pela rodovia que é asfaltada e em boas condições, a menor do País e encontramos lindas e boas surpresas.  Dunas e praias de areias branquinhas, mar e lagoas de águas cristalinas e mornas não deixam a desejar a nenhuma outra praia brasileira.




Estávamos hospedados em Parnaíba e começamos nosso passeio pela Lagoa do Portinho e para a nossa surpresa a estrada nos deparamos com as dunas invadindo a estrada, seguimos por um atalho e do outro lado está toda uma estrutura para os turistas. Segundo informações, empreendimentos imobiliários sem o devido planejamento de impacto ambiental provocou a invasão da lagoa pelas dunas, acabando com a balneário natural que existia no local. A falta de chuvas também é uma das causas já que a lagoa está assoreada.





Praia do Coqueiro – águas claras, muitos coqueirais, tem bastante estrutura para os turistas e belas casas. É a praia mais badalada do litoral.


Praia de Macapá – seguindo até o fim da estrada tivemos uma bela surpresa, a bela Praia de Macapá onde encerramos nosso passeio. O mar é delicioso e as águas são calmas a maior parte do tempo.  








Pedra do Sal – a única no município de Parnaíba, dividida por gigantescos blocos de pedras que dividem a praia, de um lado o mar é manso, ideal para banhistas e do outro é bem bravo, onde muitos praticam o surf. O farol faz com que o cenário fique ainda mais belo e rende muitas fotos. O parque eólico situado a alguns quilômetros da praia também colaboram com o cenário. As águas não são claras por causa da proximidade com o Delta.







Praia do Arrombado – composta por dunas e carnaúbas, é onde está localizada a ‘Árvore do Cabelo Penteado’, que é um tamarineiro que cresceu envergado por causa da ação dos ventos que sopram de Leste para Oeste e por ser diferente dos demais, chama a atenção de todos que passam pela rodovia. Tem uma pequena estrutura com um banquinho, mas não há sinalização alguma no local.





Barra Grande – águas claras e vento forte o ano inteiro, ideal para os amantes do kite surf com instrutores. Tem também a opção de fazer um passeio pelo manguezal, percorrendo os igarapés de canoa ou caiaque. Oferece boa estrutura para turistas.

                                                                                        

Cajueiro da Praia – a paisagem se repete, porém lá tem um diferencial, pois oferece a oportunidade de conhecer sobre o peixe boi marinho.

                                                                                         



Makenna Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário