expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

sábado, 30 de julho de 2016

Chapada das Mesas: Cachoeira de São Romão e Cachoeira da Prata

No complexo cujo nome é Chapada das Mesas, já foram encontradas quase 90 cachoeiras e centenas de nascentes, num território de pouco mais de seis mil metros quadrados. A região também é conhecida como o Paraíso das águas do Maranhão.



Cachoeira de São Romão

Optamos novamente em seguir literalmente o roteiro da agência Torre da Lua e fomos conhecer a Cachoeira de São Romão. que também fica dentro do complexo do Parque Nacional e é a mais volumosa da região, com 25 metros de queda. São 85 km de estrada, sendo que 50 km são de estrada de terra. A área fica dentro de algumas fazendas então tem que ter sempre alguém para descer do carro e abrir as porteiras. Só carros com tração nas quatro rodas conseguem fazer o trajeto. No caminho, fizemos algumas paradas para fotografar as rochas e brincar com a imaginação, com o que elas pareciam ser. Há muitas bifurcações e por mais que você tenha aquele tal GPS bruxo, considere a hipótese de contratar um guia para fazer o passeio.





O acesso até a cachoeira é tranquilo e ela oferece uma experiência única que é caminhar por trás da queda d'água. Os guias dão orientações para que tiver fobia, fizer uso de lentes de contato não ir até o ponto máximo, que é entrar atrás da cascata. Eu desisti exatamente neste local e fiquei apreciando a queda em minha frente, enquanto o Dyxklay foi com o guia e outros turistas. De cá eu escutava os gritos deles de felicidade e segundo eles, uma experiência maravilhoso, o ponto mais emocionante do passeio. A câmera ficou comigo então não temos fotos do local por dentro. é perigoso, as pedras estavam cobertas com limo, ou seja, bastante escorregadias. No ponto onde eu fiquei, era impressionante escutar aquele barulho estrondante da queda d' água. Foi lindo!


.






Depois, tomamos banho no rio calmo e apreciamos a cachoeira.Cachoeira do Prata, 



É cobrada uma taxa de visitação no valor de R$ 20 por pessoa. O local onde foi servido o almoço é bem simples, uma área que pareceu ser projetada em frente a casa dos moradores, tem dois banheiros um masculino e um feminino. A Agência Torre da Lua nos entregou um cardápio antes de sairmos para o passeio, assim escolhemos o almoço e não perdemos tempo ao chegar na cachoeira. O almoço não está incluso no passeio.

Cachoeira da Prata

Voltamos para o restaurante, almoçamos, compramos um doce de leite caseiro delicioso e seguimos nosso passeio rumo a Cachoeira da Prata. Foram mais 30 km de estrada de terra até chegar na fazenda, foi cobrada uma taxa de R$ 20.

Uma trilha bem fácil dá acesso a cachoeira que tem 20 metros de altura. Tivemos muita sorte nesse dia, pois estava formando um lindo arco-íris entre a queda, tornando o cenário ainda mais espetacular. Não é permitido banho nesse local por causa da correnteza. Próximo a casa tem um riozinho que forma a cachoeira onde é permitido tomar banho mas não entramos na água.







Saboreamos um cafezinho delicioso antes de seguir viagem de volta para Carolina e chegamos a tempo de apreciar o pôr do sol sobre o Rio Tocantins.



Desfrutamos da vida noturna tranquila de Carolina passeando pela praça e conversando com a Cíntia em frente a agência Torre da Lua que também é residência do casal.


Eu e a Cintia.

Sobre a agencia Torre da Lua,

Apesar de não termos feito o passeio nos carros deles, observamos como funciona. Uma dos pontos que mais nos chamaram a atenção foi a velocidade que os guias conduzem nos carros, sem ultrapassar a velocidade permitida na estrada (80 km). pois é uma característica que consideramos importante, pois trabalham para o lazer de muitas pessoas e as conduzem com segurança. Os carros são novos e confortáveis, uma Hilux SW4, uma Mitsubishi L200 e um Chevrolet Tracker.

Um jovem casal compõem a administração da agência, a Cintia e o Agnaldo, ele foi nosso guia em nosso primeiro dia de passeio que você lê aqui. São muito flexíveis ao explicar como funciona o roteiro de cada passeio e em nosso caso, foram de suma importância para nos ajudar a escolher as atrações principais dentro do nossa estadia na cidade.


Disponibilizam para aluguel e venda de máscara e snorkell, o uso de colete para quem não sabe nadas e acessório de plástico para fotos embaixo d'água. Aceitam pagamentos em cartão de crédito. 

Outro fato muito legal é que eles nos entregam um cardápio antes de sairmos para o passeio, assim escolhemos o almoço e não perdemos tempo ao chegar nas atrações.

Torre da Lua Ecoturismo
Contato: 99) 3531-2166 / (99) 99155-3003 vivo (whats app) / (99) 98169-5190 tim. (whats app)



Recomendamos!

Makenna Figueiredo
Fotos: Dyxklay Figueiredo

Chapada das Mesas: Encanto Azul e Poço Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário