expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Alcântara, a cidade das ruínas

Alcântara é uma cidade colonial que foi muito importante no passado. Leva o sobrenome da família imperial, um lugar que se preparou tanto para uma visita de Dom Pedro II que nunca aconteceu.




Para quem gosta de história esse é o passeio ideal. A cidade é encantadora, a imponência dos seus casarios retratam o passado, cheia de ruínas, a topografia acidentada com ruas de pedra que dão aquele charme especial e aquele clima de cidade que parou o tempo e preservou todas as características históricas certamente vão encantar os apaixonados por lugares assim.





A Igreja do Carmo é um dos pontos altos da visita. Bela arquitetura colonial do século XVIII em meio as ruínas do Convento das Carmelitas que foi abandonados pelas freiras e dos palácios dos barões. Aos apreciadores de história e arte sacra é uma boa parada. No interior da igreja várias lápides guardam os restos mortais de importantes famílias da cidade. O altar-mor com talhas douradas típicas do barroco. A vista para o mar nos dá a sensação de viajar no tempo. 








A Praça da Matriz é linda e foi o lugar favorito do nosso passeio. Lá que se encontram as ruínas da Igreja de São Matias que nunca foi concluída e tem apenas uma torre. Em frente às ruínas estão também o Pelourinho, a Prefeitura, a Câmara dos Vereadores (antiga penitenciária) e o Museu Histórico, com fachada revestida com os clássicos azulejos portugueses.







O Museu Casa Histórica de Alcântara é uma relíquia preservada, sediado em um sobrado com uma arquitetura colonial surpreendente, as peças do acervo levam o visitante a uma viagem ao passado. Diferente de outros pontos turísticos que precisam de restauração, o museu está em perfeitas condições de receber os turistas.é original e único no Brasil.



O Pelourinho é símbolo de uma história latente ainda na cidade, este monumento remonta a história de libertação de uma raça. Em belo estado de conservação mostra a Alcântara que parou no tempo. serve de marco para a conquista da abolição da escravidão. 




Um pedacinho do Maranhão a ser desvendado com calma, mistério e apreciar os seus contos e lendas. Uma cidade que parece parou no tempo,mas sem deixar de ser interessante pela quantidade de ruínas lindas, em tão pouco espaço, É uma volta no passado com muita ostentação dos poderosos e sofrimento da mais rígida escravidão do país. Tivemos a excelente companhia de um casal de São Luís, a Mônica e o Bruno, apreciadores da cidade que foram nossos guias. 

Ahhhh!!!! As ruínas rendem lindas fotos!


Com a querida Mônica

Bruno e Dyxklay





Em Alcântara está localizada a Casa da Cultura Aeroespacial, ou seja, o maior Centro de lançamento de foguetes da América do Sul e um dos melhores do mundo, por causa da sua localização geográfica, pois fica a dois graus abaixo da linha do Equador. Esse centro mantém esse museu, que conta um pouco sobre as atividades do Programa Espacial Brasileiro. Infelizmente esse era o principal objetivo da nossa visita a cidade, mas como era uma segunda-feira estava fechado.




O doce de espécie é tradição em Alcântara. A iguaria maranhense se assemelha a uma tartaruga e é de coco, simplesmente deliciosa! E para acompanhar, o refrigerante cor-de-rosa docinho, o Guaraná Jesus.



      


Vale a pena atravessar a Baía de São Marcos e descobrir um Brasil que parou no tempo. As ruínas são a prova mais fascinante disso. 
Makenna Figueiredo



34 comentários:

  1. Adoro cidade histórica! As fotos estão muitas lindas! E acredite se quiser, meu bisavô paterno era Jesus, maranhense que inventou o guaraná jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luísa, sério? Então sinta-se homenageada!
      Abraços!

      Excluir
  2. Nossa, rendeu lindas fotos mesmo nas ruínas! O fotógrafo arrasou! Vocês contrataram alguém lá?
    Muito bacana o post, nunca tinha ouvido falar dessa cidade. Ainda não conheço o Maranhão.
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, não contratamos ninguém. Esse casal que aparece nas fotos foram nossos guias e fotógrafos. Você precisa conhecer o Maranhão! é apaixonante.
      Obrigada pela visita!
      Abraços.

      Excluir
  3. Que cidade incrível, as fotos das ruínas ficaram show! Já tinha ouvido falar desse lugar mas não conhecia seus pontos turísticos. Alcântara me surpreendeu e pretendo visitar quando for ao Maranhão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, Alcântara também me surpreendeu!
      Obrigada pela visita e fico feliz em saber que vc gostou.
      Abraços!

      Excluir
  4. Lindo post! Essa cidade histórica tem um charme especial. Adorei suas dicas! Mas esse guaraná jesus no final me deu água na boca kkkkkkkkkkkk Sabe como é maranhense né? Não pode ver um jesus! Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário, kkkkk.
      Menina, eu trouxe Jesus pra casa, pode isso?
      Beijos!

      Excluir
  5. Gente , que cidade colonial mais linda ! E ainda mais sabendo que fica no Brasil. Esse pais é incrível ! E as fotos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, o Brasil não cansa de me surpreender.
      Obrigada pelo carinho.
      Abraços.

      Excluir
  6. Adorei seu post. Uma verdadeira viagem a nossa historia. Gostei da praça matriz nas fotos, imagino vocês, pessoalmente ... Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, nós ficamos apaixonados! Foi complicado selecionar as melhores fotos.
      Viajar pelo Brasil é assim, reviver muita história.
      Abraços!

      Excluir
  7. Um encanto esse lugar, muito lindo.

    E o altar dessa igreja, uau, que belíssimo! As ruínas também são show, rendem fotos ótimas.

    Hummm e esse docinho com refri rosa, amei. Muito bom esse post!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, o docinho e o refri eu nem olho mais as fotos, porque não tem nada parecido por aqui, kkkk.
      A igreja é linda, tudo é lindo.
      Obrigada pela mensagem.
      Abraços.

      Excluir
  8. Que encantador esse post. Adoramos cidades históricas, charmosas e cheias de arquiteturas de encher os olhos. Alcantara parece saída de cenário de novela de época. Tudo muito lindo. Obrigada pelas dicas, já vou incluir em minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, fico feliz em saber que vc a incluiu em sua listinha.
      Vale muito a pena!
      Abraços.

      Excluir
  9. Gente, que cidade mais charmosinha! Adoro esas cidades históricas, me sinto voltando no tempo! Família real perdeu horrores em não visitá-la, rs. Amei o post, me deixou com uma super vontade de conhecer! Bjods

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia, adorei seu comentário!
      Pois é, a família real perdeu e a gente ganhou esse lugar lindo!
      Abraços.

      Excluir
  10. Cidade das ruínas e belíssimas. O Guaraná Jesus deu um toque final ao post, #amo.
    Belíssimas fotos, dicas devidamente anotadas e muitíssimo obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil, obrigada pela visita e pela mensagem.
      Um abraço.

      Excluir
  11. Que aula de Historia !!! Nunca tinha ouvido falar dessa cidade alias nunca me informei muito sobre o Maranhão, adorei o que vi por aqui. As fotos estão lindas, e o lugar é um encanto. Parabéns pelo post super completo e rico em detalhes, a gente agradece. um grande abraco @viajandodebarraca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, nós um certo dia resolvemos "perambular pelo Maranhão" e tivemos boas surpresas. é um estado pouco divulgado mas que merece destaque.
      Visite-o!
      Abraços.

      Excluir
  12. Adoro cidades históricas,gostando muito de conhecer esses lugares. Parabéns pelo Post rendeu belas fotos e ótimas dicas bjs Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada casal pela visita e pela mensagem.
      Abraços!

      Excluir
  13. Parece que essa cidade parou no tempo né! Lindas as fotos, adorei as ruinas também... Gostei da Casa da Cultura Aeroespacial, fiquei com vontade de conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero voltar a Alcântara exatamente por esse motivo, lamento muito não ter conhecido.
      Abraços.

      Excluir
  14. Não sabia que o maior centro de lançamento de foguetes da América do Sul era aqui no Brasil!!! Que legal!! Achei a cidade linda! Parece que parou no tempo! E as ruínas dão um charme especial ao local!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil tem tudo pra dar certo Dhebora, mas...
      As ruínas são muito lindas mesmo. Pena que a cidade está um pouquinho abandonada.
      Abraços.

      Excluir
  15. Que viagem deliciosa ao passado! Não sabia de muitas coisas... Fiquei para lá de encantanda... O mundo é um presente ne??? Amei acompanhar vocês... As fotos tbm estão absolutamente incríveis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, que bom que vc gostou, ficamos felizes!!
      Adorei o comentário "o mundo é um presente". É sim e vamos conhecer o que pudermos! Borá?
      Abraços!

      Excluir
  16. Nossa...quanta história por trás dessa cidade. Adorei conhecer um pouco sobre ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, ela é encantadora! Eu queria ter conhecido um velhinho daqueles que ficam nas calçadas ou nas praças, para descobrir mais.
      Abraços.

      Excluir
  17. Amo esse lugar. Estive em 2015 e seu post me deixou com muitas saudades de lá. As fotos estão incríveis e você retratou bem a beleza e encanto de Alcântara. Ah o guaraná Jesus é uma delícia. Precisando voltar. Obrigada por compartilhar! Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia Alcantara e adorei a cidade. Fotos e dicas ótimas sobre a cidade. Certamente uma cidade que parece ter parado no tempo, me amarro.

    ResponderExcluir