expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Pomerode: a cidade mais Alemã do Brasil!

Um dos roteiros mais encantadores de Santa Catarina é o município de Pomerode. Charmosa e tranquila é reconhecida por causa das tradições, belezas naturais e qualidade de vida, tem o título é da cidade mais alemã do Brasil.


Com cerca de 30 mil habitantes, Pomerode herda dos colonizadores vindos em sua maioria da Pomerânia, região norte da Alemanha.

Pomerode nos encanta a cada visita, foi a nossa terceira ida ao município em menos de dois anos e dá vontade de arrumar as malas, jogar tudo no Troller e ir morar lá! Será que estou exagerando? Vou explicar. O ambiente acolhedor, o capricho nos jardins floridos, as ruas limpas, a arquitetura germânica, a culinária e todo o cenário envolvente, para quem busca tranquilidade e contato com a natureza e os moradores bastante simpáticos e que preservam as tradições, zelando pelo patrimônio e construindo um município acolhedor, faz por merecer o título de "Cidade mais Alemã do Brasil".

O que fazer em Pomerode? Vamos contar!

Portal Turístico Sul

Porta de entrada de bela cidade, com duas torres altas que o tornam bastante imponente e de tijolinhos, o portal é a primeira imagem da cidade e na nossa opinião, o mais bonito que já vimos. A harmonia dos paralelepípedos e os jardins perfeitos, o portal funciona como centro de informações e já faz o turista entrar no clima, pois é possível tirar fotos com trajes alemãs e adquirir souvenirs na lojinha de artesanato.





Anexa ao portal tem a praça Jorge Lacerda é um bom espaço de lazer, inclusive para corridas e caminhadas ao seu redor, por ser extensa. Arborizada, com vários bancos, espaço para crianças, um bar ao lado do portal em um Coreto e uma estátua em homenagem aos pioneiros da imigração alemã no Brasil, compõem o ambiente da praça.

 Estátua em homenagem aos pioneiros da imigração alemã no Brasil



Prefeitura Municipal de Pomerode e o casal "caça-prefeituras."



Portal Wolfgang Weege 

O também conhecido como Portal Turístico Norte, o portal é uma réplica em tamanho real do Portal de Stettin, em arquitetura enxaimel e dá as boas vindas aos visitantes que vem de Blumenau e também rende lindas fotos. Como estivemos lá no feriado a lojinha de artesanatos que é o único lugar onde é possível adquirir o mapa da cidade (Pequena Alemanha), estava fechado.



A cidade é toda fofa, vale a pena passear a pé pelo centro histórico. E como caminhar por uma cidade de fantasia, com casinhas em enxaimel, jardins supreendentemente bem cuidados e muito floridos, casas lindas, antigas ou modernas mas sem muros ou grades, conhecer os restaurantes, as cafeterias, dá a sensação de estarmos num conto de fadas com tantos detalhes que merecem olhares demorados e atentos, isso tudo sentindo o cheirinho e com a tranquilidade de cidade do interior.














Passarela

Olha só a tranquilidade! Animal de estimação daqui é assim , kkkk.


Casa do Imigrante Carl Weege

Trata-se de uma pequena casa em estilo enxaimel que virou museu, muito bem cuidada e preservada, com móveis típicos de época que foram deixados pelo imigrante alemão Carl Weege. Além da casa toda montada (não esqueça de subir ao sótão), na área externa há um lago com roda d’água e um anexo com moenda original e uma miniatura dela que pode ser acionada pelo zelador do local.

Retrata a história dos primeiros colonizadores da cidade que não por acaso, é a família que deu origem a fábrica Malwee, um exemplo de empreendedorismo de quem tem disposição para trabalhar. Nele estão vários utensílios antigos que dão uma ideia de como eram os costumes dos primeiros imigrantes alemães.






 Visitante linda que estava por lá, tornando o cenário ainda mais lindo!



Meu fotógrafo favorito lá atrás, contemplando a paisagem.


Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 17h. 
Entrada gratuita.

Vale muito a pena conhecer esse pedacinho da Alemanha no Brasil que é puro charme. Não pensem que acabou! Na próxima matéria irei relatar sobre a visita ao Zoo Pomerode e sobre hospedagem na cidade.

Makenna Figueiredo.

31 comentários:

  1. Que cidade charmosa! Adorei. Já quero conhecer! hahaha =)
    Parabéns pelo texto e pelas fotos que são lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Sou muito apaixonada por Pomerode!
      Um beijo!

      Excluir
  2. Alice - duma Familia Sem Fronteiras8 de abril de 2017 10:44

    A cidade mais Alemanha do Brasil. E é correto ! Se na Franca somos acostumados em ver arquitetura Alemanha e a ouvir o alemão nas ruas parto da fronteiras, eu me surpreendi de ver o alemão na entrada da cidade. Os Alemães são como os suíços: cuidadosos e as ruas sempre limpas e floridas. Lindo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Que bom que vc gostou, ficamos felizes.
      Abraços.

      Excluir
  3. Esta cidade é bem alemã mesmo! Sua arquitetura impressiona pela semelhança. Quando for a Santa Catarina vou querer conhecer. Obrigado por compartilhar suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pela visita, Marcos.
      E vá conhecer mesmo, vale a pena! Abraços.

      Excluir
  4. Gente, to me sentindo super mal informada...rs nunca tinha ouvido falar de lugar! Que bom que vocês compartilharam, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luisa, nosso Brasil está repleto de lugares turísticos pouco divulgados.
      Essa é uma das vantagens em viajar de carro.
      Ficamos felizes em saber que vc gostou. Abraços.

      Excluir
  5. Tem tanto lugar nesse pais para visitar que já estou tento que ver uma maneira de voltar logo na próxima vida, detalhe lugares que nunca ouvimos falar, eu mesmo nunca soube da existência desse lugar. Mas que cidade linda, muito encantadora e pelo menos pelas fotos parece ser muito calma, sem aquele fluxo de gente, eu gosto de lugares assim. Parabéns pelo POST. grande abraco @viajandodebarraca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, quando vc descobrir como volta em outra vida, NOS AVISE!
      Temos tantos lugares para conhecer que uma vida é pouco!
      Mas como vc mencionou, é muito tranquila sim e nós também adoramos lugares assim.
      Abraços!

      Excluir
  6. Nossa, deve ter sido tudo de bom. Realmente temos que retirar o chapéu para esse estilo de vida, nos lembra muito gramado.
    Fantástico post, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euclides, considero a Gramado de Santa Catarina!
      Um abraço!

      Excluir
  7. Que lugar mais fofo, não conhecia.
    Amei todos os detalhes e as casinhas fofas. Um encanto.
    Ótimas dicas, casal, arasaram no post!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  8. Estivemos lá há duas semanas. Que graça de cidade, né? Ficamos encantados e com muita vontade de voltar e curtir mais!

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar de Pomerode, mas nunca visitei... A cidade é um charme, realmente muito encantadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos apaixonados por ela!
      Visite-a quando puder!
      Abraços!

      Excluir
  10. Que cidade linda, um charme só. Aliás as cidades do sul são um encanto a parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jannaina, a colonização e preservação das tradições deles é a essência de tudo o que encontramos no sul. Um pedacinho da Europa no Brasil.
      Um beijo.

      Excluir
  11. Como você fechou o teu post: puro charme! Resume bem esse lugarzinho incrível. Parece coisa de bonecas, rs. Obrigada por compartilhar, com certeza é uma parada certa em minha próxima viagem a essas bandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil, a definição "casa de bonecas" se encaixa perfeitamente sobre Pomerode!
      Visite-a, vc irá se apaixonar!
      Beijos!

      Excluir
  12. Adoro esse clima europeu e também a arquitetura.. belíssima!..Muito bom post, não tinha conhecimento dessa cidade, viajei com vcs agora. Parabéns pelo post e as fotos lindas bjs

    ResponderExcluir
  13. Que graça de lugar! Adoro essa arquitetura e influência cultural. Ah vou colocar no meu roteiro quando visitar o sul do país. Amei cada detalhe desse post! Belas fotos.

    ResponderExcluir
  14. O que é esse pórtico de entrada? Muito lindo. Parece ser aquela cidadezinha do interior bem aconchegante. Ótimo post e belas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pórtico é uma das coisas mais lindas de Pomerode, Léo!
      Obrigada pelo carinho e pela visita!
      Abraços.

      Excluir
  15. Que graca de cidade! Meus pais viajaram para lá nesse carnaval e gostaram muito, embora tenham dito que enfrentaram um calor inesperado. As entradas da cidade são realmente incríveis! Ps: toda vez que entro em um
    Post de vocês já fico ansiosa procurando a Prefeitura! Hahah. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, Pomerode é assim, ou faz um frio de doer ou um calor de matar, não tem meio termo.
      Adorei saber que vc lembra da nossa saga em busca por prefeituras, haha!
      Beijos!

      Excluir