expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Rota do Enxaimel em Pomerode

As casas no chamado estilo enxaimel são uma das principais atrações turísticas em qualquer região de colonização alemã. E em Pomerode é onde estão concentradas o maior acervo de construções enxaméis fora da Alemanha.



Mas, o que é o Enxaimel???

Enxaimel quer dizer enchimento. Primeiro, era construído o esqueleto da casa, todo de toras grossas de madeira. Entre as vigas verticais eram colocadas as horizontais e, nas extremidades das paredes, algumas em ângulo, para evitar inclinação. Pronta a "caixa", os espaços eram completados com materiais disponíveis de acordo com a região: no Rio Grande do Sul, há fechamentos com taipa, barro socado, tijolos maciços rebocados e até mesmo pedra grês cortadas. Em Santa Catarina, há maior ocorrência de tijolos maciços sem uso de reboco. Na adaptação do enxaimel às características climáticas da região, foi necessária a implantação, por conta da elevada umidade local, de uma estrutura feita de pedra que sustenta as construções evitando que a madeira se molhe.(Fonte: Wikipédia)

O roteiro é bem fácil de ser percorrido e não tem segredo, basta pegar o carro ou a bicicleta e ir estrada afora, fotografando oque gostar pelo caminho. A "Rota do Enxaimel" começa próxima ao portal norte da cidade, onde está o Pórtico do Imigrante Wolfang Weege. Seguindo pelo bairro do Testo Alto estão concentradas a maior parte dessas casas. São 16 quilômetros de uma bonita região com belas paisagens, com muito verde e casas típicas alemãs. Quase todas com jardins bem cuidados, janelas floridas e muito capricho. Ao todo, são mais de 100 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico municipal, estadual e federal. 


Pórtico do Imigrante Wolfang Weege.


As casas são longe umas das outras, falta um pouco de informação. Encontramos poucas placas ao longo do caminho, mas o que vimos foi o suficiente para ficarmos encantados com as construções, as paredes montadas com hastes de madeiras encaixadas entre si. Um dos pontos que considero forte são o fato de que as casinhas não sem serem rebocadas, os tijolinhos ficarem à mostra e os telhados inclinados, tornando o caráter estético ainda mais privilegiado. #muitalindeza














A maioria das casas são apenas para contemplação e existem alguns pontos para venda de guloseimas típicas da culinária alemã.

Encontramos gente pescando, animais descansando, crianças brincando nos jardins, charretes e muita beleza pelo caminho. Além de apreciarmos as construções no estilo enxaimel, existem outras mais contemporâneas com belos jardins e muito bem cuidadas.






Fora da Rota do Enxaimel, você terá acesso a Casa do Imigrante Carl Weege, que é uma autêntica construção enxaimel e decoração típica da colonização alemã, o local conta com a exposição de móveis antigos, roda d’água, rancho com moenda de cana-de-açúcar, um imenso e lindo jardim que rende lindas fotos! 









Endereço: 
Rua Leopoldo Blaese, 11 
Bairro: Pomerode Fundos
Fone:(47) 3387.2613Aberta de 3ª à Domingo e Feriados: 09h às 12h - 13h às 17h*Entrada gratuita

Como já falamos nos post anterior que vocês podem ler aqui, Pomerode reserva belas e excelentes surpresas! 

Maiores informações:

Rota do Enxaimel

Início: Rua Testo Alto, próximo ao Pórtico Norte | Pomerode -SC

Informações: (47) 3387.2627 / 3387.3420


Makenna Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário