expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Circuito do Vale Europeu - Dia 02

A bela arquitetura, a deliciosa gastronomia alemã, as belas cachoeiras e as montanhas são alguns atrativos que compõem o circuito em uma só viagem.

A região por onde passa o circuito possui belas paisagens bem preservadas, com muitas áreas de Mata Atlântica quase intocadas. A água é um dos grandes destaques dese roteiro, pois é onde se concentra o maior número de nascestes do País, com muitas cachoeiras, rios e riachos. A imigração alemã e italiana é visível em muitos aspectos e se manifesta nos hábitos e tradições da população.

Sobre as estradas:

No post anterior que você lê aqui, relatei nosso primeiro dia com muita chuva e pouca lama. Muitos aventureiros fazem esse circuito de bicicleta, tem muitas ladeiras íngrimes, ou seja, haja disposição!!! Mas é óbvio que não fazem em dois dias como nós, existem empresas especializadas que fazem esse tour e o nosso amigo Google está apto para ajudar quem tibver interesse. Quase todo o nosso percurso foi em estrada de chão batido e pasmem, em perfeitas condições, muito melhor do que muitas rodovias que encontramos por aí. Já no segundo São Pedro deu uma cochilada e nos proporcionou um dia lindo de sol.

Timbó

Distante a apenas 19km de Pomerode onde estávamos hospedados, conta com uma boa estrutura para o turista e para aqueles que fazem o circuito de bicicleta, o Cicloturismo, é lá onde inicia e termina o percurso. Em vários pontos da cidade vimos o toten de sinalização do Circuito do Vale Europeu e lá está situada a sede do Consórcio Intermunicipal de Turismo que tem como objetivo promover as atrações da região catarinense.

Casa linda em estilo Enxaimel na rodovia entre Pomerode e Timbó.

Prefeitura Municipal de Timbó

Indaial

Foi segundo município do dia, o quinto maior do circuito e possui ruas largas, floridas e limpas. É também conhecida como a cidade mais quente do estado. Pegamos cerca de 20km de estrada de barro em direção ao bairro Warnow Alto, que foi onde os primeiros habitantes se instalaram e é onde está localizada a linda Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Portal de Indaial

Prefeitura Municipal de Indaial

Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Imaginei um ensaio fotogáfico de casamento nesse local lindo!)

Casas em estilo Enxaimel.

Ascurra

Uma cidade repleta da herança européia, Ascurra tem alguns atrativos, a começar pelo Colégio São Paulo que é um antigo seminário e tem uma bela arquitetura e jardins. Seguimos por uma estrada de terra, passando por vários arrozais, até chegarmos na Cachoeira do 80 e na Igreja do 80 que é em estilo Enxaimel . Nesse trecho passamos por imensos arrozais, o estado de Santa Catarina é um grande produtor de arroz do Brasil.

Meu modelo, haha!
Prefeitura Municipal de Ascurra

Prefeitura Municipal de Apiúna

Colégio São Paulo

Igreja Santo Ambrósio Ascurra

Igreja do 80

Cachoeira do 80

Arrozais (plantação de arroz)

Com um belo visual e a margem do largo rio Itajaí-Açu, foi o único momento em que encontramos um casal fazendo o circuito de bicicleta. Ao chegar na Comunidade das Guaricanas é só pegar a esquerda e seguir adiante. A estrada de chão batido fica pararela a rodovia, separada apenas pelo rio e ali encontramos um artesão fabricando e vendendo produtos em vime e compramos uma cestinha.

A criatividade de uma marketeira/blogueira/viajante com sua cesta linda! Haha!

Apiúna

Finalmente chegamos na Ponte Pênsil (que é sustentada por cabos, mas não suspende), onde pedestres e carros disputam a mesma passagem e chegamos a Apiúna que tem como principal atrativo o turismo de aventura e os esportes de rafting, rapel e montanhismo.

E lá vai o aventureiro em sua bike... Haja disposição gente!

Casinha abandonada, dá um mdeinho passar por aí, imagina à noite! Buuuu!!!

O último toten!

Ponte Pênsil

Paróquia Santana

Família reunida; Prefeitura Municipal de Apiúna

E demos por encerrada o nosso passeio pelo Circuito do Vale Europeu, fotografamos as prefeituras, respiramos ar puro e nos encantamos com a beleza das casas, dos jardins, da agricultura, a simpatia dos moradores, a cultura que essa região tem a oferecer.

Makenna Figueiredo

9 comentários:

1. Que road trip bacana casal! As paisagens são lindas e eu acho muito belas as casas em estilo Enxaimel! E que coisa mais fofa da vida a Igreja do 80! Apaixonei total! :) bj

ResponderExcluir
  2. A primeira vez que ouvi falar no Vale Europeu foi em um Globo Repórter e já pus na minha cabeça que um dia vou conhecer essa região. As casas de enxaimel são o que mais que encantaram!

3. Lindas cidades, adorei as fotos, vou colocar esse circuito na minha lista! Abraço!

4. A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é realmente uma gracinha com esse gramadão super verde. Acredita que nunca tinha ouvido falar desse lugar? Um verdadeiro paraíso!

ResponderExcluir
  5. Nossa, muito bonito esse passeio! Confesso que li o título e pensei "oba, um roteiro para fazer aqui pela Europa!". Daí vi "com muitas áreas de Mata Atlântica" e pensei: opa, tem algo estranho aí! É em Santa Catarina! haha
    Parabéns pelo relato! Belas fotos! :)
    Beijos

ResponderExcluir
  6. Deus do céu que fotos mais lindas, fiquei apaixonado por essas igrejinhas.
    Tantos detalhes, é muito bom quando alguém para e repara nesses lugares tão especiais que as vezes passam despercebidos né

7. Que charmosa a Paróquia Santana. =)
    E isso tudo vocês fizeram no mesmo dia? Não sabia que tinha como...será que pra alguém que não dirige (como eu) é possível também? Tem ônibus fácil entre essas cidades?

ResponderExcluir
  8. Que roteiro lindo pelo Vale Europeu, tem muitas atrações legais!
    Desde construções históricas até cachoeiras, muito legal!

9. Que roteiro mais encantador, adorei o post.