expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Treze Tílias

A pequena Treze Tílias tem aproximadamente sete mil habitantes, sendo que cerca de 60% são austríacos ou descendentes - isso justifica a preservação dos costumes, as casinhas em estilo alpino, os jardins bem-cuidados, as muitas placas escritas em alemão. 

Conhecida também como o Tirol Brasileiro, Treze Tílias já encanta a partir dos seus portais. Assim que chegamos imaginamos que encontraríamos muita beleza, a começar pelos canteiros floridos da cidade.  As construções típicas da região do Tirol ganham a companhia dos tradicionais entalhes em madeira, em estilo alpino, os jardins bem-cuidados, as muitas placas escritas em alemão e até a presença da tília, uma árvore típica do Hemisfério Norte, nos muitos parques da cidade, são consequência dos descendentes de austríacos que são 60% da população. 

Treze tílias não estava em nosso roteiro. Já havia pesquisado mas imaginávamos que não iriamos ter tempo de conhecê-la naquela viagem. Por causa das fortes chuvas que pegamos no Rio Grande do Sul, nosso roteiro sofreu alterações e com isso, acrescentamos-a em nossos últimos dias de férias. Que bom que deu tempo!

Portal (sem nome), para quem vem no sentido de Jaborá




Portal principal(também sem nome), para quem vem no sentido de Ibicaré




Logo de cara, vimos a Prefeitura Municipal e a elegemos como a mais bonita de todas que já conhecemos (e olhe que são muitas!). É cartão postal, digna de ser fotografada até por aqueles que não são caça-prefeituras como nós! Haha!



 Foto oficial em frente a prefeitura. Mais uma!




Fazia um dia frio e de céu lindamente azul e optamos em passear a pé pela rua principal da cidade para apreciar as belas fachadas nas casas e visitar os ateliês e lojinhas.




Praça Andreas Thaler

É o cartão postal da cidade. Sua localização é preciosa, em declive acentuado defronte da igreja. De algum modo, entretanto, reflete os escassos recursos dos pioneiros, pela modéstia dos monumentos que a adornam - melhor que continue assim, pois faz lembrar os tempos difíceis do início da colonização, em contraste com o progresso atual. O lago e a cascata que trazem um ar bucólico a esta charmosa cidadezinha. Vale a pena sentar, apreciar a vista e rende fotos lindas.










Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Retrata muito bem o artesanato local, com ambiente claro e rico em arte feita com madeira. A igreja está em linda localização, no alto de uma colina, possui bancos em madeira entalhada, merecem destaque a via-sacra, a santa-ceia esculpida no altar e imagens de Jesus Cristo e Nossa Senhora pintados à mão, todos em madeira. É bem pequena e singela - bem de acordo com as escassas possibilidades dos imigrantes que a edificaram. 




Mundo Tirolês

Loja linda, com interior com reproduções de ambientes típicos e quase tudo em madeira, vale a pena só conhecer. Tem produtos para todos os “bolsos” e gostos. Fica ao lado da Cervejaria Bierbaum e tem estacionamento próprio. Do lado de fora, na parede, tem uma pintura lindíssima de um alpinista oferecendo a flor (edelweiss) para uma moça. A Sabrina que nos atendeu é descendente de austríacos, proprietária da loja e conversamos muito, nos deu boas dicas para uma futura viagem a Áustria. Ela que escreveu um livrinho com receitas típicas austríacas da sua avó, uma graça! 



Cervejaria Bierbaum

Na mesma rua do Mundo Tirolês, está localizada a Cervejaria Bierbaum. Uma das fortes características da cidade é a farta culinária e a cervejaria Bierbaum é a melhor opção da cidade. Ideal para jantar, apreciar comida típica, um joelho de porco com chucrute e salsichas, com atendimento muito agradável por parte de todos. A cerveja é de fabricação própria e isso traz um diferencial. A cervejaria (anexo ao restaurante) abre durante o dia e o restaurante à noite. É bastante solicitado, o point da cidade, caso esteja cheio, é preciso dar o nome na lista de espera. Enquanto isso pode tomar um chopp de abacaxi, típico de lá, muito gostoso. Tem bastante souvenirs e toda a varição de cervejas produzidas lá para aquisição. 


Parque Lindendorf

Trata-se de um parque particular e é um dos preferidos dos turistas, principalmente aqueles que vão com crianças, pois tem uma pequena trilha com ovelhas, avestruz e capivaras, um lago simpático com cisnes negros e peixinhos para serem alimentados. O restaurante é self-service de comida típica (austríaca) com menu fixo e o ponto forte é a  sobremesa, srudel de maça (só de lembrar dá água na boca!). Um dos pontos que consideramos mais interessante é a reprodução da cidade em uma imensa maquete, chamada de "minicidade" com muita riqueza em cores e detalhes.















Minicidade







Cristo na Cruz

Uma bela escultura em madeira de Jesus Cristo na cruz. Um símbolo religioso que representa muito bem a identidade da cidade. Uma obra de arte por Gotfredo Thaler, falecido em 2012 e descendente de austríacos, o atelier da família do mesmo fica próximo a atração, onde encontram-se várias esculturas religiosas.



A simpática cidade tem mais atrativos, mas não tivemos mais tempo de visitá-los. é necessário pelo menos um final de semana completo para usufruir de tudo que a pequena Treze Tílias tem a oferecer. 

Santa Catarina sempre surpreendendo e nós andoramos perambular por esse estado fabuloso.

Aqui tem dicas de hospedagem e mais fotos do nosso passeio a pé pela cidade.


Makenna Figueiredo.
Fotos: Dyxklay Figueiredo

30 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar nessa cidade... que legal! É sempre gostoso desbravar os cantinhos, ne? Ótimo post, super completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, tem muitos lugares lindos e não divulgados nesse Brasil.
      É maravilhoso fazer essas descobertas.
      Obrigada pelo carinho.
      beijos.

      Excluir
  2. Não conhecia esse lugar, pelas fotos achei tudo lindo, fiquei com vontade de conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia querida, é ainda mais lindo pessoalmente!
      Programe-se e visite-o, vc irá se surpreender!
      Abraços;

      Excluir
  3. Que delicia de cidade! Gente.. fiquei apaixonada com essas fotos! Não sabia desse lugar. Ainda bem que tem o Casal com Rodinhas nos Pés com essas dicas. hahaha! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana querida, fiquei tãooooooo feliz em ler seu comentário!
      Obrigada pelo carinho.
      Beijos!

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar dessa pequena cidade, mas achei super chamosa, por conta das casinhas, das flores e do estilo alemão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, lá é tudo lindo demais! Parece casa de boneca.
      Um beijo!

      Excluir
  5. Já tinha ouvido falar desta cidade, mas nunca tinha visto nenhuma imagem. É um belo lugar, lembra muito a arquitetura austríaca mesmo! Parabéns pelo post e obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, ela é ainda mais linda pessoalmente. A arquitetura é encantadora.
      Obrigada pela mensagem.
      Abraços!

      Excluir
  6. Nossa, que cidade linda. Amo lugares assim como esse parece tão tranquilo e ainda com esse cenário incrível é uma ótima combinação. Com certeza já está na lista de desejos. Valeu por compartilhar, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiana, ficamos felizes em saber que vc ficou com vontade de conhecer.
      Prepare a câmera e o coração: é apaixonante!
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá pessoal, que graça essa cidade. Confesso que nunca tinha ouvido falar mas me encantei com as fotos. E o que é essa Prefeitura? Parece um Castelo. Amei e se tiver oportunidade, com certeza vou conhecer. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, dá vontade de morar na prefeitura de tão linda!
      O Brasil tem muitas belezas não divulgadas como esta.
      Abraços!

      Excluir
  8. Falou de joelho de porco, de salchicha e de couve branco e eu cheguei até esse post :-)
    Nesse post eu me vi relembrar das minhas ferias na Suíça onde passei uns 11 verões e 8 invernos. Oh cidade linda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, quando li seu comentário, fiquei com água na boca, kkkk.
      É linda mesmo! Quero muito conhecer a Suiça!
      Beijos!

      Excluir
  9. Que graca de cidade. Nunca tinha ouvido falar e adorei conhecer um pouco através do blog. Com certeza quando for em RS tentarei encaixar no roteiro, pq prevê uma cidadezinha saída de conto de fadas. Quanto a prefeitura, concordo com vocês. Vi o post das prefeituras (muito legal, por sinal) e esse prédio é maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, que bom que vc gostou desse post e no dos caça-prefeituras.
      A gente mira em um roteiro e acerta em lugares assim, maravilhosos!
      Beijos!

      Só uma correção: é em Santa Catarina!Normal se confundir, tudo lindo no RS também!

      Excluir
  10. Acredita que nunca tinha ouvido falar, viajei contigo nesse post. Adorei conhecer, uma gracinha de cidade. Estou de acordo, realmente a prefeitura é um charme, muito bonita. Obg pelas dicas bjsss

    ResponderExcluir
  11. Que lugar lindo! Certeza que não é Campos do Jordão? Tão linda e incrivel como, e precisa realmente ser mais divulgada!Parabéns pro apresenta-la a nos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza absoluta!
      Concordo com vcs que precisa de divulgação. A cidade tem bastante estrutura para receber visitantes.
      Beijos!

      Excluir
  12. genteeee, mas que fofura de cidade, parece até uma cidade de bonecas! não conheci e agora já penso em organizar uma ida até aí. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil, vc irá se apaixonar, assim como nós!
      Eu também achei parecida com cidade de bonecas.
      Um beijo!

      Excluir
  13. Que fofura de lugar.
    Uma foto mais maravilhosa que a outra, fiquei com muita vontade de conhecer.
    Merecida a prefeitura mais bonita. Super bem cuidada hein.

    Já tinha visto uma foto dessa Praça Andreas Thaler em um instagram. Parece um castelo ao fundo, coisa mais perfeita.

    Apaixonada por esse lugar. Parabéns pelo post super bem detalhado.

    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, juro que eu não tinha prestado atenção sobre a igreja parecer um castelo. Vc tem razão! Adorei a observação.
      Um beijo!!!

      Excluir
  14. Amei o post, mas fez aumentar minha saudade de Santa Catarina! rsrsrsrs Morei em Blumenau e amava passear nas cidadezinhas catarinenses e Treze Tílias é uma delas! Uma cidade muito fofa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, que bom saber que mais alguém conhece esse paraíso!
      Eu sou apaixonada pelo estado e adoraria morar em Blumenau.
      Um beijo!

      Excluir
  15. nunca tinha ouvido falar, muito interessante o post e a quantidade de austríacos morando na cidade. Firme na coleção de prefeituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, mais uma prefeitura e a mais bonita de todas!
      Abraços!!!

      Excluir