expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Trilha com amigos em em Ibitipoca

Localizada na Zona da Mata mineira, o Parque Estadual do Ibitipoca é um dos mais conhecidos do Brasil e mais visitados de Minas Gerais, colocamos as rodinhas na estrada e fomos conhecer!


Conceição do Ibitipoca é distrito de Lima Duarte e é a vila mais indicada para hospedagem, pois está localizada a três quilômetros da entrada do Parque Estadual. A vila é uma atração à parte para os visitantes. Ali, já existe uma rede de pousadas e restaurantes com infraestrutura adequada para o atendimento aos turistas e faz parte do roteiro da Estrada Real.


A estrada que liga Lima Duarte a Conceição é de chão batido e estava muito boa. O trajeto tem cerca de 26 km e fizemos em aproximadamente de 40 minutos. Encravada nas montanhas mineiras, repleta de ladeiras e calçamento irregular, Conceição nos agradou desde o primeiro contato. Era noite de lua cheia, a vila ainda estava quase vazia e as muitas lojinhas de artesanato e restaurantes nos convidaram a estacionar o carro e passear pelo centrinho




Há muito tempo planejávamos uma viagem a Ibitipoca, mas sempre foi adiada. Fomos convidados por uns amigos do Dyxklay (Pierre e Juninho), para participar de um encontro de offroad que estaria acontecendo naquele final de semana na vila, mas que faríamos uma trilha independente, com alguns amigos de Teresópolis (onde moramos). 

Logo mais, encontramos a turma de Terê e mais outros tantos que fizemos naquele dia. Um dos points da cidade é o Portal da Serra, que tem váríos restaurantes em seu anexo, lojinhas de souvenirs, chopp artesanal e música ao vivo. 





Ficamos hospedados na Pousada Poente do casal agradabilissímo, Sabrina e Daniel. A pousada fica pertinho da igreja e logo, do centro da vila. Nos encantamos pela decoração rústica e mineira, as excelentes acomodações, o farto café da manhã e zero barulho. Tudo que estávamos precisando para sair da nossa rotina agitada. Ah! O wifi funciona muito bem! 

Pousada Poente





Saímos na manhã seguinte em comboio rumo a parte baixa da famosa cachoeira "Janela do Céu". 

Éramos dezessete pessoas em sete veículos, guiados pelo o Domingos, que já visitou a região algumas vezes e foi o responsável pelas fotos maravilhosas que aqui estão. (Até porque nós esquecemos a câmera fotográfica em casa. Pode isso? Não, não pode!)

Seguimos até a Vila dos Moreiras, localizada a 12 km de Conceição, contemplando o visual do mar de montanhas de Minas, os campos verdes, as maravilhosas quaresmeiras lilás, que tornavam o visual ainda mais encantador, admirando os animais das fazendas, parando para fotografar e respirando muito ar puro! 

Chegamos a um local onde estacionamos os veículos e nos foi cobrado o valor de R$ 25 por pessoa para entrar naquela área. Não sabemos se o cara é um guia cadastrado ou se a cobrança é correta. Pagamos e seguimos a pé, rumo as cachoeiras. 

Atravessamos algumas pontes feitas de troncos de árvores e que pareciam ser/estar bem seguras, nos embrenhamos mata adentro, em subidas ingrimes, nos segurando nas árvores e uns ajudando aos outros, passando por algumas quedas d'água pequenas e lindas, através das pedras escorregadias, até chegarmos na última queda da cachoeira. Valeu a pena a trilha de 3km, o visual é de perder o fôlego!

De baixo, não dá para visualizar a parte mais conhecida da Janela do Céu, subimos mais um pouco e nos refrescamos em uma segunda queda, á água estava deliciosa e geladinha. Repomos as energias, fotografamos, contemplamos a natureza e nos preparamos para a volta.

O começo da aventura!











Júlia linda, a nossa mascote!


Janela do Céu - Parte baixa


























 Vila de Conceição de Ibitipoca

No domingo, planejamos fazer outra trilha dentro do parque estadual, mas a chuva, a neblina e o frio, nos fez adiar esse passeio. Não faltam motivos para voltar a Conceição. O lugar é fascinante. Optamos em passear, fotografar o vilarejo e fazer algumas comprinhas. Inclusive, trouxemos o famoso e delicioso pão de canela que é comercializado no vilarejo.

Igreja Nossa Senhora da Conceição





Igreja Nossa Senhora do Rosário



A louca por portas!




Hora de voltar para casa, com as energias carregadas e comungando com a natureza!
Nossa alma precisa de lugares que o homem ainda não modificou!


Makenna Figueiredo
Fotos: Domingos Sousa


33 comentários:

  1. Gente, que lugar delicioso, e que aventura, hein?! Adorei a pousada e a foto da lua ficou escandalosa. Parabéns pelo relato. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, que astral ótimo o do lugar e que passeio lindão. Ahhhh eu também sou a louca das portas :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o passeio. Acho sempre uma delícia fazer esse tipo de aventura... a recompensa chega quando vemos essa linda natureza, 100% ar puro. Top!
    E ahhhh, muito importante dizer que o Wifi da pousada funciona bem rsrsrs, apesar de às vezes ser bom dar uma desconectada! beijao

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de lugar, ainda não conheço Ibitiboca, mas amo Minas Gerais! Quero poder conhecer o quanto puder do estado, pois têm muitas cidades maravilhosas, também amo lugares que ainda são pouco conhecidos e o homem não pôs sua mão para trazer modernidade, prefiro essa singeleza que só Minas tem!
    Também adoro os cafés da manhã dos hoteis de MG, tivemos um banquete em Tiradentes que até hoje outro hotel não conseguiu desbancar rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que trilha fantástica! Fiquei morrendo de vontade de fazer. E que cidadezinha mais fofa, parece de boneca, tudo miúdo. Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Ibitipoca é muito legal e a trilha que vocês fizeram, muito boa e as fotos ficaram lindas. Mais um lugar imperdível em Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  7. Que trilha legal, quanto lugar lindo! Fiquei doida para estar naquela cachoeira... P.S. eu ia morrer se tivesse esquecido a câmera. Ainda bem que tinha alguém a postos para registrar e imortalizar estes belos momentos hein?! :)

    ResponderExcluir
  8. Fui para Ibitipoca ano passado e me apaixonei pelas belas cachoeiras de lá e também pelo charme da vila... Quero voltar um dia para que meu noivo também conheça, pois ele já me ouviu falar tanto de Ibitipoca que até ficou curioso pra ver pessoalmente hahaha
    Mas quando for vou procurar saber sobre essa trilha para a parte baixa da Janela do Céu, que também tem seus encantos e me deixou com vontade de conhecer!
    Ah, quando li “pão de canela” foi impossível... Me deu água na boca na hora! Nossa, eu trouxe vários pães... É uma delícia mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Makenna, realmente uma aventura mesmo! Cada lugar bonito... Eu não conheço esse local, mas quando fazia faculdade de Biologia sempre tinha gente que ia para lá e amava (nunca tive a oportunidade). Agora entendi o motivo, he he he...
    Parabéns pelo post. Viajei junto com vocês no relato e nas imagens incríveis (graças a Deus alguém levou a câmera... Brincadeira... Eu já esqueci o cartão de memória, o que deu na mesma, ha ha ha ha).
    Super beijo
    Carolina

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhh!! Que farra boaaaaaaa! Só tow imaginando a folia dessa galera!E antes que eu esqueça... que foto de capa mais lindaaa!

    ResponderExcluir
  11. Que delícia viajar em amigos aventureiros né?.. Ahh Ibitipoca quero conhecer em breve, está em minha listinha. Apaixonei por essas cachus essa natureza linda ao redor, é sensacional. Adorei o post, deixou ainda mais com desejo de ir. Parabéns pelo post bjss

    ResponderExcluir
  12. Ibitipoca é um destino muito bom de visitar. A água com "cor de coca-cola" é demais. Total aventura sua viagem, curti!

    ResponderExcluir
  13. Nao conhecia Ibitipoca, que linda. Muito gostoso o passeio (principalmente em um carro desses! que arraso! rs). Adorei as fotos, só deu mais vontade de conhecer :)
    ps - também sou a louca das portas, super me identifiquei hahah abs!

    ResponderExcluir
  14. Que delicia de viagem! Fazer um passeio no estilo que a gente ama com os amigos!
    Não fazia ideia que Ibitipoca fosse tão fofa e cheia de lugares lindos!
    Amei as fotos e a matéria!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Que aventura! Esse lugar é demais. Quero muito conhecer! Ainda mais depois de ler esse post. Parabéns pelo post! Ótimas dicas. =)

    ResponderExcluir
  16. Adoraria conhecer o parque de Ibitipoca. Voce tem sugestão de lugar onde dormir e comer ?

    ResponderExcluir
  17. Que delícia de lugar! As fotos estão lindíssimas! Tenho muita vontade de conhecer! Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  18. Adorei a aventura, é incrível vivenciar os lugares de carro e poder observar ada detalhe da cultura do povo. Estou lendo todo este blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  19. Que legal ver que as crianças também participam da aventura. E com esse cenários de história e cachoeira, só pode dar certo!

    ResponderExcluir
  20. Tenho muita vontade de conhecer Ibitipoca, assim como outros parques nacionais. A lua mais parece lua e as estrelas também, né? rsrs... Lindas fotos, cachoeiras e os artesanatos são bem atrativos. Parabéns pelo relato!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa que passeio legal! Eu queria era companhia pra fazer essas viagens aventureiras assim. Adorei! As fotos estão incrívris e o relato bem convidativo, quero ir já!

    ResponderExcluir
  22. Ibitipoca foi um dos lugares mais lindos que conheci ano passado! <3 e quando eu fui tinha vários grupos de amigos fazendo rotas de carro, e me deu muita vontade de fazer um off road qualquer dia por lá! Melhor lugar!

    ResponderExcluir
  23. Que graça de lugar! Um passeio revigorante e com muita aventura mesmo!!

    ResponderExcluir
  24. Que bela maneira de conhecer um local, fazer todo o terreno. Aqui em portugal já experimentei e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  25. Gente que incrível essa aventura!!!! Achei um charme essa cidade, essas construções, essa pousada... tudo lindo. E com essa macostinha, tudo fica ainda mais gostoso. Amamos cachoeiras e sempre estamos buscando por novas a desbravar. Post lindo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Que show este lugar, deve ser íncrivel estar em meio a essa natureza! As fotos ficaram perfeitas! Ainda não conheço esta região, mas já está na minha lista de lugares a serem conhecidos. Obrigado por compartilhar as suas dicas e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  27. Que aventura maravilhosa realmente Minas é tão encantadora, este post me deixou com uma vontade enorme de conhecer este lugar. As fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  28. Poxa, esse passeio foi o máximo hein!! Desejei demais a cachu e uma noite nessa cidadezinha charmosa com música ao vivo e aquela lua incrível! Adorei o relato e todas as fotos, parabéns!!

    ResponderExcluir
  29. Ter um Jeep como esse de vocês deve resolver a vida, as aventuras se tornam bem mais fáceis pelo jeito, rs. E que foto de Lua mais maravilinda foi essa? Arrasaram. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  30. se eu já queria conhecer Ibitipoca, depois do seu post essa vontade só aumentou!!!! Parabéns! Amei o post!

    ResponderExcluir
  31. Tá aí um lugar que sou doida pra conhecer! Quero muito fazer a trilha da Janela do Céu... acho o visu surreal! Só tinha dúvidas mesmo em relação a hospedagem, qual seria o melhor local. Seu post me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  32. Estamos doidos para conhecer Ibitipoca!
    Que fofura essas lojinhas de artesanato, adoro!
    E amei também a dica da pousada. Muito linda.

    E que aventura, e uma foto mais linda que a outra!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  33. Estou louco para acampar ai... sei que tem uns campings na cidade e logo vou ir conhecer e fazer umas fotinhos, gente esquecer a maquina em um lugar desse é um pecado... alias maquina é o item numero da minha lista hahaha. grande abraco

    ResponderExcluir