expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Viagens de carro pela América do Sul: tudo o que você precisa saber

Viajar de carro por outros países é um sonho para muitas pessoas, mas requer um cuidado especial quanto aos itens exigidos para o automóvel. Neste post, listamos os itens que providenciamos para a nossa viagem de carro por alguns países da América do Sul.



O Dyxklay já viajou por 17 países, dirigiu em todos eles, em seu próprio veículo ou alugado e tem bastante experiência na estrada. O Troller, nosso companheiro de estrada, tem quase 140 mil rodados e boa parte dessa quilometragem foi fora do país. Para uma viagem internacional segura é indispensável ter em mãos o que a legislação do país visitado exige. 


Carteira NAcional de Habilitação (CNH), cinto de segurança, cadeirinhas  e assento de elevação para crianças, extintor de incêndio, são itens que dispensam apresentações e que todo motorista sabe da sua importância e exigência em território nacional e em nos nossos países vizinhos não é diferente. Com itens que vão além do passaporte, criamos uma tabela bem resumida com a documentação  e os itens exigidos e recomendados em uma viagem para alguns países vizinhos nossos como o Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai, Colômbia, Peru e Bolívia.




Calma, calminha! Vamos explicar um a um o que significam.

PID= permissão Internacional para dirigir

Este documento é a carteira internacional de habilitação. Para solicitar a PID é só acessar o site do Detran, preencher um formulário, pagar o Documento de Arrecadação Estadual e pronto. Entretanto, o custo da PID varia por estado, apesar do procedimento de obtenção da Permissão ser praticamente o mesmo.

Foto: Google

http://www.detran.rj.gov.br/_agendamento.eletronico/renach/telac.asp

Certificado Internacional de Vacinação é Profilaxia (CIVP)
O CIVP é um documento que comprava a vacinação contra febre amarela e outras doenças. A vacina da febre amarela deve ser administrada no mínimo dez dias antes de sua viagem, tem validade de dez anos, repetindo novamente a dose após esse período. As carteiras nacionais de vacinação não são aceitas fora do país. A carteira pode ser emitida nos postos da Anvisa localizados em aeroportos, portos e fronteiras.

Carta Verde ou Seguro SOAP ou SOAPEX
A Carta Verde é um seguro que cobre danos materiais e corporais causados a terceiros, ou seja, não cobre problemas do carro, seus e dos passageiros. Para isso, é bom contar com um seguro estendido, no caso, o Seguro SOAPEX ou SOAP (Seguro Obligatorio para Vehículos de Matrícula Extranjera). Ambos seguros são ser oferecidos por várias seguradoras aqui no Brasil e pela internet no site Consorcio.  


Faróis baixos acesos
Aqui no Brasil a lei foi determinada a pouco tempo e nós que viajamos muito por via terrestre, encontramos muitos motoristas desobedecendo a lei que custa R$ 130,16. Nos demais países do Mercosul, essa lei existe há muitos anos. 




Cambão ou cabo de aço
A legislação de trânsito da Argentina exige que o motorista tenha disponível um cambão rígido ou cabo de aço, em caso de necessidade de reboque do veículo. Não é muito utilizado e como não encontramos para comprar, viajamos com a cinta que já tínhamos e chegamos inclusive a usá-la para rebocar um argentino que estava com o carro quebrado na rodovia e não tinha o cambão. Trafegamos por 25km sem maiores problemas.
Cambão - Foto: Google

Carro que rebocamos com o uso da cinta em Catarmarca, na Argentina.
Adesivo de velocidade máxima
Para transitar na Argentina em veículos de grande porte (pick-ups, motorhomes, vans, trailers, etc) é necessário colar na traseira do automóvel um adesivo que limita a velocidade máxima permitida. Fomos comprar numa loja de autopeças na fronteira com o Paraguai e um policial que estava por lá falou que não era necessário para o nosso veículo. Cada automóvel possui uma velocidade estabelecida.


Motorhome de um casal de amigos argentinos

Triângulo adicional
Em um eventual problema na estrada, você deve colocar um triângulo atrás e o outro à frente do seu automóvel. Na Argentina é obrigatório esse item de sinalização.


Foto: Google

Kit de primeiros socorros
Os nossos vizinhos argentinos são bastante exigentes, o kit de primeiros socorros é obrigatório nos veículos que trafegam por lá. E você pode montar o seu kit com o que achar necessário. Temos uma maleta de medicamentos e a levamos em todas as viagens e o famoso kit que já foi lei aqui no Brasil mas não vingou. 
Foto: Google

Autorização para veículos de terceiros ou alienado
Nunca precisamos recorrer a esse trâmite, mas é de suma importância trazer essas informações. Até o ano passado era necessário solicitar o documento no banco, fazer a autenticação e o apostilamento em cartório. Parece simples, mas não é. As agências nem sempre tem alguém com esse conhecimento e essa solicitação de documentos poderia levar até meses. Alguns amigos precisaram adiar viagens por causa disso.
Mas graças a um acordo entre países devido a Convenção da Apostila da Haia que entrou  em vigor no Brasil desde 14 de agosto de 2016, apenas a apostila é suficiente para o documento ter validade formal no país de destino. Para maiores informações, clique aqui.


Mito: lençol branco
Existem lendas que os policiais argentinos exigem que o motorista carregue no seu veículo um lençol branco, que em caso de qualquer acidente fatal, serviria para cobrir o corpo das pessoas acidentadas. O melhor a fazer é imprimir o código de trânsito argentino e levá-lo em seu porta-luvas. Esta ação deve se tratar de um golpe na tentativa por conseguir alguma propina.
Com tudo devidamente organizado, é hora de cair na estrada!
Boas viagens!


Makenna Figueiredo

18 comentários:

  1. Me perguntava mesmo o q era carta verde...agora entendi! Parece mais fácil do q eu imaginava viajar de carro pela América do Sul...vcs tbm já viajaram com o próprio carro por países de outros continentes?

    ResponderExcluir
  2. Se eu puder mencionar alguem, eu faria ! Temos planos de viajar pela America do Sul de carro durante alguns meses, levando nossos 3 filhinhos ainda bebes: 2 e meio, 1 e meio e um para nascer daqui 3 meses. Foi o post mais completo sobre o assunto !

    ResponderExcluir
  3. Muito importante esse post, bem esclarecer! Tenho certeza que assim como me ajudou vai ajudar diversos viajantes que tem o desejo de viajar de carro pela América do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, não sabia dessas informações... Viajar de carro é super diferente pra mim, eu tenho mais medo de carro do que de avião kkkkk mas a experiência deve ser incrivel!!

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo esse post, muito informativo para quem está planejando uma super road trip. adorei!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse seu post!!! Tudo resumido em um único lugar. tenho interesse em fazer uma viagem de carro pela Patagônia (chilena e argentina) e já salvei essa imagem que vc resumiu as obrigações em cada país! Obrigado por compartilhar essas infos

    ResponderExcluir
  7. Que posto interessante gente.. utilizada pública... rsrs amei e vou dizer que fiquei morrendo de vontade de fazer uma.. morrendoooo

    ResponderExcluir
  8. Super esclarecedor. Quando eu fui pra Foz do Iguaçu fiquei super insegura com aquela passagem pela fronteira, porque não achei tanta informção na internet. Por fim foi traqnuilo, só compramos a carta verde. Incrível saber que vocês já rodaram tanto de carro, eu também amo!

    ResponderExcluir
  9. Que interessante esse post. Adoro acompanhar as aventuras de carro de vocês por aí... eu não sei se teria esse pique não! Não aguento ficar muitas horas dentro de um veículo rs, mas vendo as fotos e lendo os relatos, apesar de alguns perrengues, vale a pena ne? Eu ainda não tenho a carteira internacional para dirigir, seria uma boa tirar! Obrigada por compartilhar dicas valiosas!

    ResponderExcluir
  10. Quanta coisa precisa ne?! rsrs Eu como não dirijo nao entendo nada disso, mas confesso, morro de vontade de percorrer tudo de carro, deve ser um máximo!! adorei as infos!

    ResponderExcluir
  11. ótimas dicas. Adorei o quadrinho com os itens necessários. Eu adoro viajar de carro e acho ótimo sair parando pelo caminho. Mas todo cuidado é pouco. Adoro as aventuras de vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Que deeemais! O post mais informativo que achei sobre viagens de carro pela América do Sul. Obrigada por compartilhar todas essas dicas!

    ResponderExcluir
  13. Marcos Brito de Amorim18 de outubro de 2017 11:42

    Muito bom o post de vocês! É sempre bom saber antecipadamente o que levar nessas viagens. Obrigado por compartilhar mais uma excelente dica.

    ResponderExcluir
  14. Que bacana Makena, dicas super necessárias e precisas para um viajante. Eu adoro viajar de carro, mas ultimamente estou com mais medo das estradas do que de avião rs.. Mas com certeza a road trip, nos proporciona as melhores viagens e paisagens maravilhosas. ótimo post bjs

    ResponderExcluir
  15. Que post legal! Confesso que tenho muita vontade de viajar de carro, mais futuramente. Dicas ótimas!

    ResponderExcluir
  16. Que interessante, ainda não tive a oportunidade de viajar de carro para outro país. Mas fiquei com vontade, embora alguns sejam bem exigentes rs.
    Amo dirigir e encarar uma estrada assim seria bem legal.

    ResponderExcluir
  17. Ameeei a sua dica! Tenho muuuuita vontade de fazer uma trip
    Como a sua de carro, deve ser uma aventura e tanto!

    ResponderExcluir
  18. Gente, que post completo! Muitas informações úteis, dirigir pela Am. Do Sul deve ser maravilhoso, mas exige certos cuidados, né... Obrigada por compartilhar, muito bom!!

    ResponderExcluir