expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>
text-shadow:

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Parque Anchorena: passeio imperdível para quem visita o Uruguai

Localizado no departamento de Colonia e há 30 km de distância da queridinha dos brasileiros, Colônia do Sacramento, o Parque Anchorena é um daqueles lugares pouco conhecidos no Uruguai e tem uma beleza natural, com muita história e riqueza.



Com uma a´rea de 1.369 hectares, doados pelo Don Aarón de Anchorena - que dá nome ao parque - ainda é pouco conhecido pelos turistas brasileiros. 

Ficamos sabendo da existência do parque na recepção da pousada onde estávamos hospedados em Colônia e a recepcionista imediateamente fez a nossa reserva que é gratuita. O parque funciona de quinta a domingo e as visitas são guiadas em horário único, das 14h às 16h. Os visitantes devem chegar meia hora antes do início do passeio. Há um Centro de Visitantes onde existe uma maquete do parque e algumas fotos que contam um pouco a história do lugar. Disponibiliza de banheiros (super limpos), Wifi grátis e não há local para alimentação. 

Para chegar no Parque, é necessário pegar a Ruta 21 até o Km 197 e pegar uma estrada de chão a esquerda por mais 10 km. O passeio é muito agradável, passando por fazendas e apreciando lindos rebanhos de ovelhas. 

Ao chegar no Centro de Visitantes, estacionamos o carro. O passeio é pode ser feito apenas em dois  ônibus próprios do parque.

Centro de Visitantes



Era uma tarde bem gelada de inverno, o céu estava lindamente azul e o guia foi nos contando toda a história daquele lugar. Planejado para ser um verdadeiro paraíso rural natural, são mais de 200 espécies de árvores vindos de todos os cantos do planeta. A fauna também tem seu destaque com mais de 75 espécies de aves e os exóticos cervo de Eixo (uma raça de veados) originalmente da índia, são considerados a raça mais bonita do mundo e caminham livremente pelo parque.





O ponto mais alto do passeio certamente é a casa de descanso do presidente do Uruguai, onde acontece também importantes encontros internacionais  e a monumental Torre com 75 metros de altura. Mas não se anime, não é permitido visitar a casa por dentro. Apenas pode-se apreciar aquela beleza numa distância de 200 metros e nos deixa com o gostinho de quero mais. 





Os ônibus ficam parados por cerca de 40 minutos e pudemos desfrutar do passeio a pé. Há uns banquinhos espalhados, embaixo das árvores e o visual do Rio de la Plata ao fundo. Existe um limite, não pode chegar perto do rio. 





Na volta ao Centro de Visitantes, assistimos a apresentação de um vídeo que conta um pouco da história do Uruguai e do Anchorena e em seguida, voltamos para Colonia.

Importante:
- O parque não é aberto o ano todo, verifique no site antes de planejar sua viagem;
- Faça a reserva com antecedência, são apenas dois ônibus e a quantidade de assentos é limitada;
- A entrada do parque é gratuita.
- Não existe transporte público que leva ao local. As únicas maneiras de chegar é de excursão, carro  próprio ou alugado ou táxi. 

Maiores informações:
Telefax: 4522-1510
anchorena@presidencia.gub.uy








22 comentários:

  1. O Uruguai é um país que mora no meu coração.... Amo de paixão! Eu estive em Colonia e não visitei esse parque, que coisa mias linda! Preciso voltar...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Luisa, ele é pouco divulgado. Uma boa oportunidade para voltar. Abraços!

      Excluir
  2. Que parque lindo!!! Achei encantador ver os cervos livres, e que cervos lindos, a natureza fica mais bela ainda. Adorei as dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, são lindos os cervos!
      Que bom que gostou. Abraços.

      Excluir
  3. Conheço muito pouco o Uruguai e já adorei a ideia de conhecer um parque como esse. Parece bem cuidado, rico na flora. Fico imaginando como esse animal da India foi parar no Uruguai..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também pensei o mesmo quando comecei a escrever o post e não encontrei nenhuma fonte que pudesse me dar essa resposta. O Uruguai é um país interessante, vale a pena a visita.

      Excluir
  4. Tenho muita vontade de visitar o Uruguai e não tinha ouvido falar desse parque! Com certeza vou incluí-lo quando programar minha viagem! É preciso reservar com alguma agência de turismo previamente? Há limite de visitantes por dia(já que vi que o horário de visitação é bem restrito)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, vc pode entrar no site (tem o link abaixo do post) e fazer sim a sua reserva. O interessante é entrar em contato com bastante antecedência porque as vezes está fechado para visitação. Abraços.

      Excluir
  5. Sempre busquei o que fazer no Uruguai e nada nunca me interessou o bastante.. mas esse parque é muito legal e as informações foram ótimas! obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já perdemos as contas das vezes que fomos ao Uruguai, Jaqueline! Te garanto que é uma viagem bem interessante. Vá a Colônia do Sacramento e visite esse parque, vc vai curtir muito. Abraços.

      Excluir
  6. Que achadinho! Adoro esse tipo de programa que pouca gente conhece. Vindo de Colônia, é sentido montevideo ou para outro lado da estrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achadinho mesmo! é do outro lado da estrada, sentido quem vai a província de Mercedes. Ou quem vai atravessar a fronteira da Argentina, em Fray Bentos, mas até lá são uns 200km a frente. Espero ter ajudado.

      Excluir
  7. Não conhecemos ainda Sacramento e portanto esse parque, mas com certeza queremos ir um dia. Que pena não poder conhecer por dentro a casa de descanso do presidente. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei extremamento curiosa para conhecer por dentro! Imagino a decoração! Deve ser maravilhosa. Abraços.

      Excluir
  8. Gabriela Rodrigues Cardoso13 de março de 2018 10:38

    Fui para o Uruguai ano passado, cheguei a Conhecer Colonia a caminho de Buenos Aires mas nunca tinha ouvido falar desse parque...Achei uma ótima ideia para uma próxima visita no país. quantos dias ficaram hospedados em Colonia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos 4 noites em Colonia, estávamos de carro e com o roteiro bem flexível na ocasião. Vou preparar um post sobre lá!

      Excluir
  9. Não conhecia e achei uma opção excelente! Visitamos brevemente o Uruguai em paradas de cruzeiro, e ficamos com gostinho de quero mais. Já marquei no Google Maps aqui esse lugar para não me esquecer de sua existência. Quero visitar também! Adorei a torre, e só achei uma pena não poder chegar perto da casa... ahh! :(

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena conhecer um pouco mais do nosso vizinho, Ígor! Já fomos muitas vezes e gostamos muito. Sobre a casa, também lamentamos por não poder chegar mais perto. Abraços.

      Excluir
  10. Olha só... Não conhecia esse Parque e fui pra Colônia recentemente. Realmente adorei Colônia e você tem razão em dizer que é queridinha dos brasileiros, só ouvi português por lá rsrs. Puxa, esse parque parece muito legal e de graça ainda. Fiquei triste agora de saber que poderia ter ido e não fui rs! Mas vou deixar isso guardadinho na minha lista, afinal é um motivo pra voltar né!!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conheço nada do Uruguai e estou aqui fazendo seleção de coisas que queria conhecer por lá! Esse parque vai entrar certeza. Já começa por você dizer que ainda é pouco conhecido por turista. Sempre procuro ir nos lugares menos visitados e sair explorando!! O parque parece realmente muito bonito e adoro lugares assim pra ter contato com natureza. Os cervos também são muito lindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes em ter despertado esse desejo em você! Também adoramos lugares pouco explorados. Abraços!

      Excluir